Já conhecem o Minuteen?

Categorias Tecnologia

Olá, fui convidada a apresentar à vocês um projeto incrível que eu particularmente amei, chamado Minuteen.

O que é e como ele funciona?

Para participar, basta inscrever-se no site, criar um vídeo criativo sobre um tema – como Família, Cores, Espelho, Rios, Ciência, Fotografo Fotografia Fotografar, Palavra, Tema Livre, Humor, Terror, Animação, Nano Minuto – e concorrerá a prêmios, e ainda há concurso específico para alunos de escolas de ensino público de São Paulo e Tocantins, o Minuto Escola!

O Minuteen é um site do Festival do Minuto específico para pré-adolescentes de até 14 anos. Mas pessoas maiores de 14 anos também podem se cadastrar. Periodicamente são lançados concursos com temas específicos e os melhores trabalhos são premiados.

O que importa é fazer um vídeo com uma boa ideia.

Confira abaixo, um vídeo do concurso, com o tema “Por que?”:

A História

Desde 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. O Festival do Minuto foi o pioneiro no formato do Minuto no mundo e é hoje o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.

De 1991 a 2007, eram submetidos ao Festival, por correio, cerca de 1000 vídeos por ano, provenientes de cerca de 40 países, dos quais apenas 5% eram selecionados para exibição.

Desde 2002, realizamos diversas edições regionais do Festival nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

Em 2005, foram realizados 11 festivais regionais nas mais importantes faculdades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

Em 2005, o Festival do Minuto iniciou o processo de se tornar permanente. Este processo só foi efetivamente viabilizado em 2007, quando o Festival tornou-se online. Com o crescimento explosivo dos portais de vídeo na Internet, a necessidade da seleção editorial de conteúdos através de uma equipe de curadores tornou-se cada vez mais premente. O Festival do Minuto Permanente foi desenvolvido justamente para estabelecer um novo padrão na seleção e organização de conteúdos feitos pelo usuário, pautado pelo princípio da curadoria. É importante lembrar que alguns dos vídeos brasileiros que mais fazem sucesso no Youtube são vídeos do Minuto.

A partir do final de 2007, o Festival tornou-se online, ou seja, passou a receber e exibir vídeos diretamente pela Internet. O número de vídeos recebidos já quadruplicou e continua crescendo, sem nenhum tipo de propaganda, senão aquela espontânea, dentro e fora da internet. O número de usuários cadastrados online já ultrapassou 6000 em 6 meses. O Festival continua tendo forte presença offline, exibindo os melhores vídeos do ano em equipamentos culturais e universidades.

Nesses 18 anos de existência, o Festival recebeu mais de 15.000 trabalhos provenientes de 40 países. Atualmente, a empresa encontra-se em fase de aprimoramento de suas operações, que estão migrando de um modelo tradicional de festival para um modelo de operação online.

E aí, gostaram da iniciativa?

Para acessar o site e saber mais clique aqui.

* Este NÃO é um publieditorial porque não fui paga para escrever este post, entretanto, está tagueado como tal pois a assessoria do Minuteen entrou em contato comigo e eu ESPONTANEAMENTE resolvi escrever a respeito pois de fato me interessei pelo projeto e o apoio. O Asfixia Abstrata preza pela verdade.

19 anos, estudante de Computação Gráfica, apaixonada por fotografias com ruído e músicas antigas. Maquiadora nas horas vagas e blogueira em tempo integral.

3 ideias sobre “Já conhecem o Minuteen?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *