Guia do shampoo antirresíduos

Categorias Cabelos

elincolm-coloredhairgirlwithflower

~aulinha de Português~

Antes de iniciar o assunto, vocês devem estar se perguntando: afinal, o correto é anti-resíduos ou antirresíduos? A resposta é antirresíduos!

Citando o site Dicio:

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Exemplos: anti-inflamatório, anti-higiênico.

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos: anticoncepcional, antissocial, antirrugas e ANTIRRESÍDUO.

~fim da aulinha de Português~

O shampoo antirresíduos ou simplesmente shampoo de limpeza profunda tem a função de retirar o que sobrou de leave-ins, finalizadores e condicionadores e que em sua maioria contêm silicones insolúveis em água, parafina e óleo mineral que têm efeito cumulativo.

Esse acúmulo de produtos e substâncias, a longo prazo, podem deixar o cabelo sem brilho, impedir que novos ingredientes penetrem nos fios, criar descamação do couro cabeludo e em alguns casos pode levar a queda de cabelo.

Como o antirresíduos abre bastante as escamadas do cabelo, os cabeleireiros recomendam o uso dele antes das máscaras de tratamento para um efeito maximizado.

Quem trabalha na cozinha, certamente irá amar esse shampoo pois ele efetivamente tira aquele aspecto engordurado que fica no final do dia.

Por que ele é diferente dos shampoos convencionais?

Tab_Cap
Diferentes níveis de acidez e suas capacidades de abrir as cutículas dos cabelos

A diferença está basicamente no pH. Relembrando as aulas de Química, se uma substância tem pH entre 0 e 6,9 ela é considerada ácida, se o pH ficar entre 7,1 e 14 ela é considerada alcalina e as substâncias de pH 7 são neutras. Os shampoos que usamos no cotidiano têm pH entre 5 a 5,55, logo, são ácidos. Já os shampoos antirresíduos têm em média pH em torno de 7,4 e 8,5, ou seja, são considerados alcalinos.

Pode usar o antirresíduos todos os dias?

Não! Conhece aquele ditado popular “tudo demais é veneno”? Pois é. É inegável que o antirresíduos tem uma ação limpante excelente mas devido seu nível de acidez somado ao uso diário pode destruir o cabelo de qualquer pessoa, daí meu amigo(a), não tem Kérastase que resolva, somente a vitamina T (tesoura).

O antirresíduos tira a tintura do cabelo?

Devido a alcalinidade dele, ele pode desbotar a tintura, no máximo. O mesmo vale para a progressiva, por exemplo. Mas, para remover toda a tintura, somente a decapagem e para os alisamentos em geral, a famosa vitamina T.

Ele pode ressecar o cabelo?

Sim e não. Ele é bastante alcalino, certo? Isso gera um efeito seco imediato, por isso que eu sempre irei repetir que é necessário condicionar depois. Mas, existem algumas marcas atualmente com uma formulação especial que não deixa esse efeito seco de forma alguma.

Ressecar MESMO, só se você não souber cuidar do cabelo após a aplicação.

Recomendação de uso

Caso você tenha o cabelo oleoso, uma vez por semana é ok. Para os cabelos normais e mistos recomenda-se o uso a cada 15 dias. Seguido de um bom condicionador para fechar as cutículas ou uma máscara de tratamento, se preferir.

Entretanto, vale lembrar que nem toda máscara de tratamento é capaz de selar as cutículas dos fios, portanto, o uso do condicionador pós-tratamento nunca é demais.

Opções no mercado

shampooantirresiduos-asfixia

Produtos mencionados:

  1. Shampoo Limpeza Profunda, linha Plant – Natura
  2. Shampoo anti-resíduos Deep Cleansing Performance limpeza produnda – Vizcaya
  3. Shampoo antirresíduos Lima da Pérsia – Phytoervas
  4. Shampoo anti-resíduos Hair Dry – Amend
  5. Shampoo Antirresíduo Fyo Profissional – Jequiti

🌸

19 anos, estudante de Computação Gráfica, apaixonada por fotografias com ruído e músicas antigas. Maquiadora nas horas vagas e blogueira em tempo integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *