Feliz aniversário, Josh Klinghoffer!

No dia 3 de outubro de 1979, em Los Angeles, CA às 07:08 da manhã nascera aquele que iria se tornar o artista mais novo a entrar no Rock and Roll Hall of Fame na história até então, assim, tirando o título que pertencia à Stevie Wonder, sim, Josh Adam Klinghoffer. Nascido em uma família judaica, desde muito cedo já demonstrava interesse pela música, ainda criança, seus pais o matricularam em aula de bateria pois segundo os próprios, ele ficava ‘batucando’ os objetos da casa o tempo todo. Aos 15 anos estava totalmente decidido que ele queria seguir a carreira de músico e contra a vontade da família, abandonou a escola e passou a ficar dias inteiros trancado no quarto tocando instrumentos, principalmente guitarra porque ele queria ‘aprender com seus próprios métodos’.

Pude saber do trabalho dele quando assistia a transmissão do show da PJ Harvey para um festival que ocorreu no Brasil (se eu não me engano, o Tim Festival, que foi em São Paulo) em meados de 2003/2004, para quem não sabe, ele era guitarrista da PJ. Em 2006, graças à internet, me deparei com o tal Josh de novo, desta vez, com o John Frusciante e Red Hot Chili Peppers, ele fazia algumas colaborações junto com a banda e tinha um projeto paralelo com o Frusciante. No entanto, essa época, era bem difícil acompanhar ele, o único fansite que existia sobre ele era o já extinto JoshKlinghoffer.net e um canal no YouTube que reunia vídeos dele e que também não existe mais e só! Orkut estava se popularizando assustadoramente no país e era única rede social que tinha para interagir com outras pessoas – do Brasil – que também acompanhavam o trabalho dele. Inclusive, sdds Orkut, os fóruns eram míticos, e quase sempre de “zoeira”. Recordo que no ano de 2007 até 2008 havia um fake dele no bom e velho Orkut e comunidades do tipo Eu daria pro Josh (sim… daria um abraço) e Ela já teve filhos…, e alfim gerava vários tópicos polêmicos, em relação à primeira comunidade, eu sempre entrava nela escondida da minha irmã e como eu era noob e não sabia apagar o histórico do navegador, ela muito provável, devia me achar uma louca, haha. Bons tempos. Vi ele sendo transmitido em rede nacional na Globo pela primeira vez, em julho de 2007, era o Live Earth, nesse ano ele participou das apresentações do RHCP, naquela hora foi gratificante ver ele nessa situação, mesmo que no canto dele e bem escondido, confesso que foi bem estranho, na verdade, eu ainda estranho quando eu o vejo na TV (apesar de que nesses 9 anos já ter assistido milhares de concertos e livestreams).
Fico muito orgulhosa de ver aonde ele chegou e ter tido o prazer de ter acompanhado grande parte disso, mesmo que à distância. Nunca pude ir em nenhum show todavia, tenho esperança de que a minha vez chegue. Nunca me arrependi das vezes que o defendi daquelas pessoas que insistem em dizer que ele ‘não é nada’. Há vida sem Frusciante sim! Quem critica certamente não conhece a carreira dele.
Mesmo sabendo que ele nunca lerá esse post, eu sinceramente espero que hoje esteja sendo um dia agradável para ele e cercado de pessoas que o amam e que ele possa aproveitar cada momento, a vida passa muito rápido, apesar da rotina de shows, ensaios e produção do CD, tudo isso aos 34 anos, não é para qualquer um. Falando em CD, minhas expectativas para o próximo são as melhores possíveis, acredito que no próximo álbum ele vá mostrar todo seu potencial. E que venha disco novo! Long live to Klinghoffer!

Update – 20/10

Meu amigo de Twitter Denis Silva agora tem um canal no YouTube, quando puderem assistam os vídeos dele, deixo aqui o mais recente para combinar com o clima do post:

 

One Reply to “Feliz aniversário, Josh Klinghoffer!”

  1. Nossa, que história que você tem com ele hein, parabéns…

Deixe uma resposta